16/09/2020 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros Voluntários de Navegantes cooperam com corporação do RS


Bombeiros voluntários de Navegantes e de Parque El Dorado compartilham mesma ferramenta de controle de materiais

O desenvolvimento de um método próprio de conferência e controle de materiais usados pelas equipes de atendimento pré-hospitalar (APH) dos Bombeiros Voluntários de Navegantes, por meio de formulário eletrônico, está servindo de modelo para os Bombeiros Voluntários Parque El Dorado, do município de Eldorada do Sul, filiada a Associação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul (Voluntersul). Desde agosto a corporação da Foz do Rio Itajaí-açu coopera com a gaúcha para a transferência de know-how quanto ao procedimento chamado de checklist digital. 

A modalidade de conferência, em uso há cerca de 12 meses pelos Bombeiros Voluntários de Navegantes, foi inspirada em uma ferramenta desenvolvida na Índia. De imediato substituiu o papel e, com o tempo, resultou em mais organização, garante a presidente da Associação, Silvana Aparecida da Silva. Isso porque, além de ser gratuita ­ já que a fórmula foi desenvolvida pela corporação -, possibilita ao socorrista responsável pela equipe controle imediato dos materiais, anexar fotos e colocar a sua assinatura, tudo feito por meio do telefone celular ou tablet. “A conferência dos materiais nas ambulâncias ficou mais simples e rápida após a implantação do checklist digital. Ser a referência para outra unidade é muito gratificante, isso mostra que com o auxílio da tecnologia, o trabalho desenvolvido fica mais seguro e eficaz.’’ 

A novidade despertou a atenção dos Bombeiros Voluntários Parque El Dorado, corporação em atividades há seis anos e que, em 2019, realizou 343 atendimentos pré-hospitalar. A troca de informações ocorreu por meio de videoconferências e, segundo o chefe de socorro Cleber Fraga, após o planejamento para implantação da ferramenta, conseguiram apoio da SKA Automação de Engenharia, empresa localizada em São Leopoldo, para aquisição de computador e tablet. O projeto será implantado ainda em setembro com a expectativa de facilitar o dia a dia das equipes de APH e apoiar a gestão.

“Como a maioria dos integrantes da diretoria e comando residirem distante, cerca de 70 quilômetros da instituição, esta operação vai facilitar e deixar mais ágil a organização de materiais e controle remoto de estoque”, diz ele. “O maior controle vai embasar o planejamento e facilitar as iniciativas de melhorias com base nos registros feitos.” 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore