24/07/2020 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros Voluntários de Joinville comemoram 128 anos com live

 

Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) celebraram 128 anos de fundação dia 13 deste mês por meio de uma live transmitida pelos canais do Facebook e Youtube. Por conta da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus Sars-Cov-20, e atendendo os decretos que recomendam isolamento e distanciamento social como forma de prevenção ao contágio, a entidade organizou uma comemoração restrita ao comando, representantes dos bombeiros homenageados e Banda Sinfônica. O evento virtual também marcou o lançamento do documentário “Heróis do Século”.

Esta foi a segunda vez na historiando CBVJ que os bombeiros voluntários deixam de promover festa em comemoração ao aniversário de fundação. A anterior ocorreu em 1917, nos seus 25 anos, por causa da Primeira Guerra Mundial. Naquele ano o então comandante Frederico Stoll recomendou: “Vamos deixar para tempos mais normais”. Agora, em tempos de “novo normal” por causa da pandemia de Covid-19, o comandante Carlos Antônio Kelm teve outro olhar: “Temos muito o que agradecer aos bombeiros neste aniversário. Tivemos um ano de muita colaboração e crescimento impactante no número de horas de serviços voluntários.”

 Vice-presidente da Associação, Ivan Hudler, recebe simbolicamente a Machadinha dos sócios remidos
das mãos do comandante do CBVJ, Carlos Kelm (Fotos Kayan Barth/Bombeiro e fotógrafo voluntário)

 

 Os agradecimentos aos bombeiros começaram com a entrega de certificados, para os que dedicaram mais horas nas escalas operacionais e que, juntos, atingiram a marca de 183,7 mil horas de serviços à comunidade em 2019. Nesse período, 80 bombeiros cumpriram de 500 a 1 mil horas; 22 bombeiros cumpriram de 1 mil a 1,5 mil horas e quatro bombeiros completaram mais de 1,5 mil horas. O segundo bloco de homenagens destacou os bombeiros com mais “anos de casa” (contados em múltiplo de cinco), uma tradição instituída no século 19 por proposição do sócio Guilherme Heinzelmann. Na comemoração dos 128 anos, a homenagem por tempo de adesão foi entregue a 46 bombeiros com cinco anos de dedicação; 20, com dez anos; seis, com 20 anos; cinco, com 25 anos; três, com 30 anos; e dois, com 35 anos de trabalho voluntário.

A Machadinha e o título de Sócio Remido a quem contribui financeiramente há mais de 40 anos para a manutenção da corporação foi estendida a três cidadãos. A peça foi entregue simbolicamente ao vice-presidente da Associação, Ivan Hudler, que representou a diretoria. “Os contribuintes têm significado importante na nossa história” disse. Em nome do preside Moacir Thomazi e demais membros da diretoria, ele destacou o profundo respeito aos contribuintes “fiéis”. “Os recursos financeiros são instrumentos para salvar vidas e viabilizam a nossa operação.”

Atrações — A Banda Sinfônica, com 20 dos seus 40 integrantes, regida pelo maestro Jonas Costa e pelo regente Geraldo Garcia, foi um dos destaque da live. Nos intervalos entre as homenagens aos bombeiros e performances da Banda, foram apresentados vídeos de demonstração das operações de salvamento dos bombeiros voluntários, como atendimento pré-hospitalar, resgate em altura, aquático e incêndio, além da operação na seção de incêndio do aeroporto de Joinville, Central integrada de Emergência 193 e o Programa Bombeiro Mirim.

Documentário — A comemoração dos 128 anos do CBVJ ressaltou ainda mais a importância do resgate da memória dos bombeiros voluntários do Brasil. O lançamento do documentário “Heróis do Século”, que foi produzido com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Joinville, “Em 15 capítulos, revela a trajetória e o pioneirismo da corporação de Joinville, que serviu de inspiração para muitas cidades do Estado e muitas outras do Brasil. O documentário mostra a participação dos Bombeiros Voluntários na construção de cidades seguras, no aspecto bombeiril”, disse a vice-presidente e coordenadora de projetos da Associação, e diretora do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, Dolores Tomaselli.

O diretor e roteirista do documentário, Anderson Dresch, destacou o orgulho de ter contribuído para a realização do projeto. “Sabemos que os Bombeiros Voluntários de Joinville são reconhecidos por toda sociedade, porém muitas histórias não são conhecidas das pessoas e por trás de todos esses anos de existência, existem muitas curiosidades, fatos e acontecimentos que além de interessantes demonstram a construção dessa instituição tão respeitada e admirada”, disse.

 

Clique aqui para ver o documentário.

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore