08/06/2020 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários reequipam corporações

Os bombeiros voluntários das seis regionais administrativas operacionais da Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) estão melhorando a estrutura de atendimento às emergências com os recursos repassados pelo governo do Estado por meio de termos de fomento e emendas impositivas encaminhadas por deputados. Os investimentos são feitos em veículos de emergência (ambulâncias e carros de incêndio), equipamentos de proteção individual e respiratória (EPIs e EPRs), ferramentas, rádio comunicação, embarcações entre outros.

O coordenador do Conselho de Comandantes da ABVESC, Juliano Camilo, ressalta a importância da “prestação de contas” dos bombeiros voluntários à comunidade. “A transparência atende a legislação, mas também demonstra nosso respeito aos cidadãos que contribuem com a manutenção das corporações.” Na sua avaliação, renovação e ampliação dos instrumentos e veículos refletem a preocupação e o empenho das corporações em qualificar o operacional e estarem prontos para o atendimento às emergências. “Os equipamentos mais modernos e frota renovada permitem aos bombeiros voluntário melhorarem o tempo que resposta, ou seja, chegar mais rápido nas ocorrências e serem ainda mais eficientes no atendimento. Agradecemos ao Executivo e Legislativo do Estado e quem ganha com isso é a comunidade.”

Segundo Camilo, que também é comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, a corporação do Oeste do Estado investiu recursos do termo de fomento em carregador de cilindros de ar respirável móvel (modelo cascata) e no encarroçamento de um veículo de combate a incêndio. Outro exemplo das melhorias vem da corporação de Navegantes, no Litoral Norte do Estado. Em abril, quando comemorou 19 anos, a entidade deu seu “presente” para a comunidade: um chassi Mercedes Benz para ser transformado em veículo de combate a incêndios e resgates — a finalização está prevista para o início do segundo semestre. “Esse veículo chegou para deixar o nosso trabalho mais rápido e mais eficiente, somando com o trabalho realizado pelos voluntários. Quem ganha é a nossa comunidade. Agradeço a ABVESC e o governo do Estado pela disponibilização dos recursos para a compra do veículo,’’ disse a presidente da Associação, Silvana Aparecida da Silva.


Bombeiros de Navegantes apresentam chassi que será transformado em veículo de combate a incêndio (Robert de Sousa/BV Navegantes)

Com uma cota dos recursos do termo de fomento, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, no Norte do Estado, adquiriu carregador de cilindros de ar respirável móvel (modelo cascata), conjunto de almofadas pneumáticas para resgate veicular, ventiladores de pressão positiva, e veículo de transporte de pessoas, entre outros intens. Já os recursos de emeda impositiva foram investidos em dez conjuntos de equipamentos de proteção respiratória (cilindro, máscara e sela).



Conjuntos de equipamentos de proteção respiratória adquirido pelos Bombeiros Voluntários de Joinville com recurso de emenda impositiva (Divulgação/CBVJ)

No Vale do Itapocu, a corporação de Massaranduba comemora a aquisição de um furgão que será transformado em unidade de resgate (ambulância) graças a recursos de emenda impositiva que complementaram o valor captado pela Associação. Para a finalização do veículo, a entidade promove ações de arrecadação de recursos. “Ainda serão necessários R$ 55 mil para a adaptação interna do veículo”, explica Humberto Romeo Schmidt, tesoureiro da Associação.

Em breve, a corporação de Massanduba vai contar com novo veículo de resgate (Assessoria de Imprensa/BV Massaeanduba)

Os Bombeiros Voluntários de Ascurra, no Médio Vale do Itajaí, investiram os recursos do termo de fomento na aquisição de equipamentos para as operações de combate ao fogo e atendimento pré-hospitalar. Foram comprados capacetes, coletes salva vida, macas, serra sabre, equipamentos de proteção respiratória (cilindro, máscara e sela), esguichos, mangueiras de combate a incêndio etc. O plano de renovação foi complementado com a verba oriunda de emenda impositiva, empregada na aquisição de repetidora digital e central de rádio comunicação.


Bombeiros Voluntários de Ascurra apresentam parte dos novos equipamentos (BV Ascurra/Divulgação)


O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, por sua vez, no Médio Vale do Itajaí, deu um salto significativo na melhora da sua estrutura de atendimento também graças aos recursos tanto do termo de fomento quanto os de emenda impositiva. A corporação adquiriu materiais e equipamentos para serem empregados em ocorrências de resgates em meio aquático, como bote inflável com casco rígido, bote inflável de 12,5 pés, caiaque de resgate para duas pessoas, motor de popa com 15 HP de potência, coletes salva vidas e capacetes de proteção.


Equipamentos para equipe de resgate aquático adquiridos pelos Bombeiros Voluntários de Pomerode (BV Pomerode/Divulgação)

O reaparelhamento também ocorreu no Sul no Estado. Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna contam com uma nova unidade de resgate (ambulância), montada sobre um chassi de furgão Mercedes Benz, modelo Sprinter. O veículo foi adquirido ainda em fevereiro deste ano, com recursos do governo do Estado (termo de fomento) e, transformado, entrou em operação na primeira semana de junho.

Nova unidade de resgate da corporação de Jaguaruna (BV Jaguaruna/Divulgação)

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore