13/02/2020 | Assessoria de Imprensa

Conselho dos Comandantes faz primeira reunião do ano

 

O Conselho de Comandantes das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) abriu o calendário das reuniões de 2020 neste sábado (8.fevereiro). A reunião foi realizada na corporação de Caçador, Oeste do Estado, e contou também com a presença do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Ricardo José Steil. O convite para a participação de representante do CBMSC neste em encontro do Conselho foi formalizado pela ABVESC durante audiência com o comando geral do Bombeiros Militares realizada em junho passado, em Florianópolis.

Nesta primeira reunião além da  explanação do Coronel BM Ricardo José Steil de alguns  temas  solicitados pelo conselho, os comandantes das corporações voluntárias discutiram aspectos operacionais das corporações  e administrativas do Conselho para o ano e abordaram outras questões de interesse coletivo, como o 3º Encontro Estadual de Trauma, que será realizado de 6 a 8 de março em Caçador; a realização do Desafio Estadual de Resgate Veicular; e o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 218/19 que autoriza a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênios com bombeiros voluntários.

Na avaliação do coordenador do Conselho e comandante dos bombeiros voluntários de Concórdia, Juliano Camilo, a oportunidade para promover a aproximação dos modelos — voluntário e militar — foi de extrema importância. Segundo ele, os comandantes das corporações voluntárias tiveram a oportunidade de sanar dúvidas relativas aos convênios mantidos com as prefeituras, que fazem o repasse dos recursos oriundos das vistorias, quanto as questões que envolvem atuação em conjunta das corporações. “A parceria entre os voluntários e militares é de extrema importância para a população e contribui para o nosso fortalecimento”, afirmou.  

O Conselho de Comandantes mantém um calendário trimestral de reuniões quando são debatidos temas operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. As próximas reuniões serão realizadas em Treze Tílias/Regional de Concórdia (abril); Presidente Getúlio/Regional de Ibirama (julho) e Jaguaruna/Regional de Indaial (novembro).



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore