04/02/2020 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros de três países fazem capacitação em Concórdia

Os Bombeiros Voluntários de Concórdia, no Oeste do Estado, promoveram, de 20 a 24 de janeiro, o Concórdia Rescue Training, capacitação que promoveu a inserção de novos temas, criando métodos e realidades em situações diferentes no âmbito do resgate veicular. O evento, num total de 50 horas de treinamento, teve a participação de 32 bombeiros de vários Estados brasileiros, Argentina e Paraguai e foi realizado com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado (ABVESC) e dos assessores da Associação Latino Americana de Resgate Veicular (Alarev).

O coordenador Concórdia Rescue Training, vice-presidente da Alarev e integrante do Comitê Técnico (Cotec) da ABVESC, Igor Schwingel, diz que a complexidade dos acidentes rodoviários tem aumentado nos últimos anos, um fator determinante para que ocorram revisões e o desenvolvimento constantemente das técnicas de desencarceramento. Segundo ele, é por meio de métodos avançados, baseados na otimização do trabalho da equipe de resgate, sistematizado por guia de atuação que estabelece a ordem e os principais procedimentos de cada integrante.

“A inexistência e ou não definição clara de planos de ação, sem estar baseada em métodos, leva o resgate veicular a um processo aleatório, impreciso, variável e não controlado,” diz ele. Também foi apresentado o diagnóstico sobre os principais pontos a desenvolver nas instituições relacionado ao comando das operações, bem como método para auxílio na tomada de decisões.

Durante o treinamento foram desenvolvidos seminário sobre novas tecnologias veiculares, resgate em espaços confinados, procedimentos de sinalização e segurança da cena, planos de ação em resgate leve e estrutura de planos para resgate veicular pesado utilizando fundamentos específicos para a atividade, estabilizações complexas, reposicionamento de veículos e técnicas de elevação e tração de grande cargas e ângulos críticos de movimentação. Para finalizar a carga de instrução, os bombeiros participaram de Curso de Combate a Incêndio Veicular, também concentrado nas as novas tecnologias.

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore