14/01/2020 | Assessoria de Imprensa

Secretários do Ministério da Saúde visitam corporações

 Os bombeiros voluntários em Santa Catarina receberam a visita da secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e do secretário substituto e diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Helio Angotti Neto, nesta segunda e terça-feira (13 e 14.janeiro). O roteiro incluiu as corporações de Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), localizadas nas regiões Norte, Vale do Itapocu e Vale do Itajaí-açu.

O propósito da visita foi conhecer o trabalho dos bombeiros voluntários, em cidades de diferente portes e dinâmicas a fim de avaliar a possibilidade de firmar parcerias para formação e certificação, no âmbito do Ministério da Saúde, uma vez que a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A busca pela parceria iniciou ainda no segundo semestre do ano passado.  

Na passagem por Joinville, o vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado (ABVESC), Ivan Hudler , ressaltou o papel da entidade em favor da contínua qualificação dos serviços dos bombeiros voluntários, bem como a viabilidade econômica e técnica do modelo. “Estamos envolvidos em uma causa ímpar, que envolve bombeiros e voluntariado,” observou. Hudler,  juntamente com  o diretor administrativo da Associação de Joinville, Marcos Krelling, e o comandante Carlos Kelm, explicaram a origem dos subsídios financeiros às corporações, aspectos legais, projetos sociais e culturais (mirins e banda), integração com demais órgãos de atendimento à população — Defesa Civil e Samu, especificamente —, além do número de atendimento a ocorrências.

A secretária Mayra Pinheiro disse que o modelo de bombeiro voluntário, embora pouco difundido no país, é exemplar e se mostrou encantada com a forma de gestão, projetos e participação da comunidade. Ela entende que será possível alinhar projetos que contemplem os bombeiros voluntários em vários ministérios — a Certificação de Entidades de Assistência Social (Cebas) para as corporações, por exemplo, é concedido pelo Ministério da Saúde. “Vamos mostrar que há entidades cuidando dos brasileiros,” disse.

Roteiro

Em Guaramirim os secretários foram atendidos pelo comandante Maicon Ewald e, em Jaraguá do Sul, pelo comandante Neilor Vincenzi. Dentre os aspectos operacionais e administrativos das duas unidades, Mayra e Angotti Neto conheceram a parceria dos bombeiros voluntários e Samu, onde são as corporações que gerenciam o serviço no município. Na corporação de Pomerode foram recepcionados pelo comandante Carlos Ricardo Hein e sua equipe. Já em Ascurra os secretários conversaram com a diretoria da Associação, bombeiros e o comandante Jaime Junior Moser, responsável pela logística da equipe.


Os secretários Mayra Pinheiro e Helio Angotti Neto nas visitas às corporações de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Pomerode e Ascurra

 

 

 

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore