26/12/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários fazem treinamentos integrados

 
Bombeiros voluntários treinam resgate em águas turbulentas nas corredeiras do rio Itajai-açu

Os bombeiros voluntários das filiadas à Associação estadual (ABVESC) participaram, neste mês, de treinamentos integrados. No dia 14, os instrutores dos Bombeiros Voluntários de Caçador ministraram curso sobre comportamento extremo do fogo (CFBT) para os seus alunos do curso de formação e de outras três unidades, no Centro de Ensino e Instrução da corporação de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu. Já no fim de semana de 20 a 21 bombeiros voluntários de outras sete corporações participaram do curso “Resgate em Águas Turbulentas — Nível 1” em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.

A capacitação sobre resgate na água preparou os bombeiros voluntários para atuarem em situações de acidentes aquáticos envolvendo e pessoas em rios ou lagoas; resgate de vítimas arrastadas por corredeiras e, por fim, aprimorou técnicas para enfrentar eventos de desastres naturais (inundação, enchente, enxurradas e alagamentos).

Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, o objetivo da capacitação foi dar condições para prevenir, aprimorar e reduzir acidentes e meio aquático  As equipes dos bombeiros de Ascurra, Concórdia, Ibirama, Ilhota, Indaial, Presidente Getúlio e Vitor Meireles fizeram aulas práticas nas corredeiras dos rios Itajaí-açu e Hercílio. O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Ibirama e a empresa Rafting Radical.

Fogo

Como parte do seu calendário anual, os bombeiros voluntários de Caçador realizaram o curso sobre Comportamento Extremo do Fogo (CFBT) — Nível 1” para os seus alunos do curso de formação de bombeiro voluntário e vagas também ocupadas pelas unidades de Campo Belo, Treze Tílias e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio).

Conforme o chefe de instrução de Caçador, Jakson Mandelli, os participantes recebem aulas teóricas sobre comportamento extremo do fogo, seus fenômenos, teoria da ventilação positiva e natural bem como todos os seus efeitos. Na sequência, partiram para práticas com obstáculos, espaço confinado com máscara vedada sem visibilidade, combate a incêndio no campo com gás combustível, técnica de uso de esguicho e resgate de vítima em espaço confinado. Já no simulador, com o objetivo de ter a ideia da realidade em uma temperatura aproximada de 800 graus centígrados, os participantes puderam observar o fenômeno do backdraft, fazer a leitura do fogo e outros fenômenos da combustão como flashover, bleave, rollover e flameover.

Fotos: Arquivos dos BVs de Caçador e ibirama



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore