13/12/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários de SC estão entre os melhores em resgate veicular e pré-hospitalar


As quatro equipes de bombeiros voluntários que participaram do Desafio em Brasília

Os bombeiros voluntários das corporações de Concórdia, Caçador e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio) ficaram entre os cinco melhores colocados em oito das nove categorias avaliadas no 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma, realizado de 4 a 7 deste  mês em Brasília-DF, promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). As equipes também garantiram vaga no Desafio Mundial de Resgate (WRC, sigla em inglês) que será realizado em outubro de 2020 na cidade de Miami, Flórida (EUA). A etapa brasileira também contou com dupla de bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul.

As equipes de bombeiros voluntários das unidades filiadas a ABVESC participaram das provas de trauma (standard e complex) e resgate veicular, também nas duas variações. A melhor colocação foi obtida pela corporação de Caçador, que ficou em terceiro lugar na classificação geral, além de melhores técnicos e comando no resgate veicular. Já Concórdia e União conquistaram os primeiros lugares em atendimento pré-hospitalar nas categorias standard e complex, respectivamente.

Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano, o resultado demonstrou a capacitação, o empenho e a dedicação dos bombeiros voluntários para o salvamento veicular. ”A participação dos bombeiros de Caçador, além de demonstrar a excelente preparação para o atendimento a população, possibilitou o conhecimento para aperfeiçoamento de outras técnicas de resgate veicular que serão replicadas para todos os demais bombeiros buscando sempre o melhor resgate de vítimas de acidentes.”

Jaime Moser Junior, comandante dos Bombeiros Voluntários União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), ressalta que, independentemente da classificação, a integração entre as equipes de diversas cidades, além do intercâmbio de conhecimento, também gera aproximação da categoria, que torna-se “uno”. “Todos se unem em favor da vida, que é o ideal comum”, disse. Para ele, os desafios estimulam o treinamento e despertam o interesse dos demais bombeiros voluntários, como os que participam como auxiliares, o que contribui na busca pelo aperfeiçoamento continuado.

“A participação foi positiva. Tínhamos o objetivo de ficar entre os cinco melhores colocados, e conseguimos”, disse o comandante dos bombeiros voluntários de Concórdia, Juliano Camilo. Ele observou que esta edição do desafio nacional foi a que apresentou maior nível de dificuldades. “O que ganhamos em experiência aplicamos no atendimento às ocorrências do dia a dia. O que buscamos é aprimoramento, principalmente em atendimento pré-hospitalar, urgência com a maior demanda na corporação.”

O comandante da corporação de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, por sua vez, ressalta que o resultado da participação em eventos dessa natureza será sempre a capacitação. “Há sempre melhoria nos protocolos e quem ganha é a comunidade. Vamos continuar nos esforçando para enviar dar oportunidade de mais bombeiros voluntários participarem desses encontros.”

Como ficou │Resultado do 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma

Trauma (standad – uma vítima em estado crítico)
5º Seara
4º Siate Curitiba
3º BR Vida Maringá
2º SAMU São José do Rio Preto
1º BV Concórdia

Trauma (complex - uma vítima em estado crítico e uma vítima estável)
5º Siate Curitiba
4º Pinhalzinho
3º BV Concórdia
2º SAMU São José Do Rio Preto
1º BV União (Ascurra-Apiúna-Rodeio)

Trauma/Geral
3º Siate Curitiba
2º BV Concórdia
1º SAMU São José do Rio Preto

Resgate Veicula (standard – 20min)
5º Charlie1 DF
4º Echo Fox DF
3º Delta Fox DF
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Resgate Veicular (complex – 30min)
5º --
4º BV Caçador
3º BV Concórdia
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Resgate veicular/Melhor técnico
5º BV Concórdia
4º GBS RJ
3º BV Caçador
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Resgate veicular/Melhor APH
5º Delta Fox DF
4º BV Concórdia
3º Mato Grosso do Sul
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Resgate veicular/Melhor comando
5º Mato Grosso do Sul
4º BV Echo Fox DF
3º BV Caçador
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Resgate veicular/geral
5º BV Concórdia
4º Delta Fox DF
3º BV Caçador
2º Condá Chapecó
1º Esc. Sup. de Bombeiros SP

Fotos: Arquivo pessoal dos participantes e rede social da ABRESC



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore