09/12/2019 | Assessoria de Imprensa

Campeonato de resgate em ribanceira reúne bombeiros e brigada em Presidente Getúlio

 

Os brigadistas da Schulz S.A., com sede em Joinville, venceram o 1º Campeonato de Resgate em Ribanceira promovido pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Alto Vale do Itajaí, dia 30 de novembro. A competição reuniu 25 participantes das corporações de Joinville, Ilhota, Guaramirim e Jaguaruna, além da brigada da empresa de Joinville

As provas foram realizadas durante o sábado em uma propriedade rural do município. O terreno proporcionou situações extremas que necessitaram de diversas técnicas, além de muito esforço e dedicação dos participantes. O segundo lugar foi conquistado pelos bombeiros voluntários de Jaguaruna e, o terceiro, pelo de Joinville.

Segundo o comandante Amarildo Molinari, a proposta do campeonato foi promover encontro entre profissionais da área, colocar técnicas em prática e fortalecer o conhecimento. A troca de experiências servirá de apoio, explicou, para a elaboração de instrução normativa sobre resgate em ribanceira para ser avaliada pelo Comitê Técnico (Cotec) da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).

O instrutor e coordenador do núcleo de ensino da corporação de Jaguaruna, Cacio Ricardo Ferrari Duarte, descreveu a experiência como “sensacional”. Segundo ele, o grupamento pratica resgate técnico vertical no contexto da rotina de treinamentos. Para ele, o conhecimento adquirido na competição vai somar em muito nos atendimentos. “Conversar e trocar experiências com pessoas de nível técnico como vimos, foi uma escola. Respeito, companheirismo, qualidade, receptividade foram surpreendentes. Só temos a agradecer.”

A receptividade e a qualidade técnica das provas também foram destacadas pelo líder do grupamento de RTV do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Jackson Anzini. Para ele, exercícios dessa natureza têm grande valor porque desenvolve parcerias, troca de experiências e conhecimentos. ‘Nossa equipe ficou contente com o resultado, considerando que competiu ao anoitecer, quando a dificuldade com visibilidade e comunicação era maior”, disse. “Estes eventos incentivam as corporações a treinarem e se aperfeiçoarem. Quem ganha é a comunidade.”

Organização

A primeira edição do campeonato em ribanceira foi organizada pelo Núcleo de Ensino e Instruções dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, coordenado pelo bombeiro Maicon A. Dalpiaz. As avaliações de desempenho nas provas ficaram a cargo do subcomandante Tafarel Barth, da corporação anfitriã; Fernando Jost, coordenador Defesa Civil de Ibirama; John K. Spiess, da corporação de Ibirama; Maicon Henrique Wagner e Weleton Gracielli Barbosa, da corporação de Guaramirim.


Comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio recepciona as cinco equipes participantes

Colaborou Alex de Lima, assessor de comunicação social BVPG
Fotos: Bruna Zermiani



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore