28/11/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros de Jaraguá do Sul fazem intercâmbio em Portugal

Bombeiros de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, fizeram intercâmbio de 15 dias, na primeira quinzena deste mês, com os Bombeiros Voluntários de Cacilhas (Portugal), um dos distritos de Almada — cidade localizada em frente a Lisboa, na margem oposta do rio Tejo. A corporação tem 128 anos, fundada em janeiro de 1891. O grupo participou de atividades operacionais e técnicas, atendimento a emergências, além de simulado que reuniu bombeiros de vários países daquele continente.

O programa do intercâmbio, do qual participaram os bombeiros Leandro Torquato, Jakson Roberto Caldeira da Silva e Jaqueline Moura — também engenheira do Centro de Atividades Técnicas (CAT) dos Bombeiros Voluntários de Joinville — incluiu treinamentos de resgate veicular, combate a incêndio (inclusive o florestal), atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático. O conhecimento foi colocado a prova em dois simulados que envolveu corporações de bombeiros, a Defesa Civil e as polícias.

Segundo a bombeira Jaqueline de Moura, voluntária há 12 anos, o objetivo da viagem foi aprender novas técnicas, soluções para as atividades bomberis e, particularmente para ela, buscar mais conhecimento na área técnica. “Tivemos contato com metodologias, equipamentos e formas diferentes da do nosso trabalhos”, observa. “Este intercâmbio fez com que avaliássemos em quais aspectos estamos bem e em quais podemos melhorar, adaptando o que aprendemos às nossas condições.”

Para Leandro Torquato, membro da corporação de Jaraguá do Sul há 20 anos, o período de vivência com os bombeiros de Cacilhas trouxe uma oportunidade única de aprimoramento do conhecimento. Mas ele destaca o aproveitamento nos simulados. “Lá, este tipo de treinamento é constante e os exercícios se aproximam muito da realidade,” avaliou.

O chefe de equipe Jackson Roberto Caldeira da Silva e bombeiro há 16 anos, destaca o aproveitamento nas instruções de resgate veicular — tipo de emergência com alto índice de demanda em Jaraguá do Sul — combate a incêndios em espaço confinado e florestal; além de novas técnicas de uso de equipamentos para evitar o desgaste prematuro. Segundo ele, o montará um programa para compartilhar os conhecimentos com os bombeiros da corporação de Jaraguá do Sul e filiadas a ABVESC. “Vamos montar um projeto de capacitação para implantar as técnicas que aprendemos lá.”


Fotos: Arquivo pessoal dos bombeiros



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore