21/11/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários capacitam público da terceira idade


Entrega de certificados para a primeira turma do Projeto Guardião 60+, de Jaraguá do Sul

Bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul e Presidente Getúlio participam de programas de prevenção a acidentes e preparação para atuação em situações de emergência, em ambiente doméstico, voltado para o público da terceira idade. A corporação do Vale do Itapocu integra o Projeto Guardião 60+ que nesta quarta (20.novembro) entregou o certificado para a primeira turma. No início da semana (segunda, 19.novembro) a corporação do Alto Vale do Itajaí, por sua vez, cumpriu mais uma etapa do Bombeiro da Melhor Idade com instrução sobre animais peçonhentos.

Desde agosto deste ano os bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul contribuem com o projeto Guardiões 60, da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município. A proposta é multiplicar informações sobre cuidados na prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, combate a incêndio e produtos perigosos no lar especificamente para este público. As instruções ocorreram no centro de Convivência Arnaldo Leonardo Schmitt.

Segundo o comandante Neilor Vincenzi — e um dos instrutores do curso —, os encontros se transformaram em oportunidades únicas de aprendizado, compartilhamento do saber e troca de experiências o que estimula a autonomia, autoestima e, por consequência, melhora a qualidade de vida. O grupo recebeu noções básicas de reconhecimento e intervenção a uma possível parada cardíaca, reconhecimento de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, cuidados com hemorragias, fraturas e ferimentos, prevenção a acidentes domésticos, manuseio de produtos químicos e perigosos, além de dicas de prevenção contra incêndio.

“Os Guardiões 60+ tiveram a possibilidade de fazer atividades teóricas, práticas e a participação em simulados de situações emergenciais, beneficiando não somente o individual, mas também o coletivo,” explicou. “Além de conhecimento, foram momentos de alegria”. A aceitação foi tão grande que, na primeira turma, 30 participantes receberam o certificado em cerimônia que reuniu 200 convidados no Pavilhão de Eventos. Nova turma será aberta em março de 2020.


Instrução sobre animais peçonhentos no Bombeiro da Melhor Idade, de Presidente Getúlio

Já na região do Vale do Itajaí, o Bombeiro da Melhor Idade, projeto desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio também em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, ocorre desde setembro deste ano. Inicialmente, são oferecidas capacitações a cada 15 dias coordenadas pelo Núcleo de Ensino e Instruções (NEI) da corporação. A entrega dos certificados para a primeira turma, com 48 participantes, está marcada para 3 de dezembro.

Os instrutores orientam sobre como acionar o serviço de emergência, a prestar os primeiros socorros; prevenção e combate a incêndio e acidentes domésticos, além de dicas de saúde. O comandante Amarildo Molinari destaca a importância de se preparar os idosos para saberem como agir em situação de risco. “A rápida identificação e acionamento reduz o tempo de resposta das equipes de socorro. Além disso, dependendo da ocorrência e condições físicas o próprio idoso pode dar os primeiros socorros,” observa. “A nossa proposta é colaborar para uma comunidade mais independente. Este trabalho muito nos orgulha.”

Nesta semana o grupo do Bombeiro da Melhor Idade recebeu instrução sobre cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, ministrada por instrutores da Corrente da Vida Treinamentos, com sede em Blumenau. As dicas vêm em boa hora uma vez que é no verão que se registra o maior número de ocorrências desse gênero. Os participantes receberam informações sobre serpentes, aranhas, escorpiões, vespas e outros animais, bem como os primeiros socorros em caso de acidentes. A preservação do meio ambiente e a importância dos animais para o ecossistema também foram abordados.

 

Com reportagem da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul e BV de Presidente Getúlio

Fotos: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Jaraguá do Sul e Maicon Alexandre Dalpiaz/Coordenador do Núcleo de Ensino e Instruções dos BV Presidente Getúlio

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore