19/11/2019 | Assessoria de Imprensa

Corporações do Oeste apresentam novos veículos de emergência

Os bombeiros voluntários de Irani e Concórdia, ambos no Oeste do Estado, passaram a contar com novos veículos de emergência desde o início deste mês. A corporação de Irani passa a operar com uma ambulância zero quilômetro adquirida por meio de recursos de emenda impositiva encaminhada pela deputada Geovania de Sá. 

A solenidade de entrega da ambulância de Irani foi realizada dia 10, na própria corporação, com a presença do presidente da Associação, Ozaide da Rocha; do comandante Sandro Alves; do prefeito e vice, Sivio das Neves e Marcelo Pegoraro, respectivamente; da deputada federal Geovania de Sá; vereadores, secretários, bombeiros e convidados. Foram necessários três anos para concretizar o projeto, desde a reivindicação dos recursos, compra do chassi e a etapa de adaptação do  furgão para prestar atendimento pré-hospitalar.

Segundo o presidente da Associação, a conquista é resultado do esforço de todos e credibilidade junto a comunidade — a corporação atende uma população de 15 mil habitantes de dois municípios. “Esta ambulância vem proporcionar melhores condições de trabalho aos bombeiros”, destacou. Já o comandante ressaltou que o projeto de adaptação foi pautado na necessidade operacional. “Os bombeiros têm, agora, um veículo moderno para dar atendimento eficaz em situações de urgência e emergências.”

Incêndios e resgates

Concórdia, por sua vez, apresentou um projeto inovador: um veículo adaptado para dar suporte a todas as modalidades de incêndios e resgates no município e região. A entrega do veículo ocorreu no sábado, dia 9, durante a comemoração dos 40 anos da corporação. De acordo com o comandante Juliano Camilo, o equipamento é adaptado para dar atendimentos a situações de incêndio e de resgate. “É uma inovação porque toda tecnologia embarcada é priorizada para os diversos eventos,” observou.

 Outra característica do veículo é ser robusto, compacto e potente, condição ideal para as caraterísticas do relevo da região — terremos acidentados e íngremes. O conjunto — caminhão e carroceria — conta com cabine dupla para a guarnição, tanque de água e bomba de incêndios, compartimento múltiplos para guarda de equipamentos e acessórios como guincho elétrico e torre de iluminação. A aquisição do chassi e a sua transformação foi viabilizada com recursos doados pelo poder público, empresários e a comunidade.


Cerimônia de entrega do veículo de combate a incêndio e resgate da corporação de Concórdia


Com informações dos centros de comunicação social dos bombeiros voluntários de Irani e Concórdia

Fotos: Aldair Genaro/BV Irani
          Bianca Machado Bassani, Rodrigo Souza e Bruna Reolon/BV Concórdia



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore