08/11/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiro na Escola comemora cinco anos em Ibirama

 

O projeto Bombeiro na Escola, realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, comemorou cinco anos com a formatura de mais uma turma. No dia 25 de outubro foi realizada a solenidade de entregue de certificados a 340 alunos do ensino fundamental de 11 escolas das redes municipal, estadual e particular dos municípios de Ibirama e José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, que participam este ano. Desde que foi implantado mais de 1,3 mil alunos participaram dos encontros de instrução e palestras com os bombeiros voluntários.

O Bombeiro na Escola tem o apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Ceap), prefeituras de Ibirama, José Boiteux e Apiúna, Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Ibirama, Secretaria Estadual de Educação, Colégio Hamônia e Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). No final de cada ano é lançada uma cartilha produzida com os trabalhos dos estudantes. Na formatura deste ano autoridades, professores, pais e familiares dos estudantes lotaram o Ginásio de Esportes João Moretti.

O objetivo do projeto, segundo o comandante Rudinei Pinsegher, é disseminar conhecimentos de prevenção e contribuir com a segurança comunitária. “Com a transmissão e difusão de conhecimento e informações há significativo aumento na percepção dos riscos e acidentes nas escolas, em casa e nos mais diversos ambientes frequentados pelas crianças e suas famílias. Estamos no caminho certo,” disse. A ação envolve os alunos do 5º ano do ensino fundamental e, em 2019, o projeto alcançou, além de Ibirama, municípios de Apiúna e José Boiteux. 

Como funciona – O Bombeiro na Escola compreende oito encontros por turma, num total de 16 aulas, aliando conteúdo prático e teórico. No final, as tarefas dos alunos são analisadas pelos bombeiros voluntários e professores. Os melhores trabalhos de cada assunto viram uma cartilha distribuída junto com o certificado aos participantes.

Entre os temas trabalhado com os alunos nos oito encontros estão: serviço de emergência, avaliação da cena da emergência, parada cardiorrespiratória, prevenção de acidentes domésticos; desmaio e convulsões, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos e prevenção de acidentes nas férias.

(Com reportagem e fotos de João dos Santos/BV de Ibirama e Jair Fabiciack/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama)



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore