21/10/2019 | Assessoria de Imprensa

Equipe Tradição de Joinville recebe condecoração

 
Vereador Richard Harrison, comandante Carlos Kelm, Renê Baumrucker e o presidente da Câmara, Cláudio Aragão (Fotos: Mauro Artur Schlieck/CVJ)

 

A Equipe Tradição, integrada por bombeiros com mais de 25 anos de atuação operacional, foi condecorada com a medalha da Comenda Soldado Jackson dos Santos, instituída em 2017 por meio de proposição assinada pelo vereador Richard Harrison (MDB. A sessão de outorga foi realizada terça (8.outubro), na Câmara de Vereadores e, a entrega, ao chefe da equipe, Márcio Renê Baumrucker. A medalha é conferida a representantes das instituições de segurança do município de Joinville indicados por gestos de coragem e habilidade técnica no desempenho de sua profissão ao longo do ano de 2018.

Além dos Bombeiros Voluntários, nesta segunda edição também foram agraciados representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Agente de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros Militar. O comandante do CBVJ, Carlos Kelm, ressaltou que a corporação indicou a Tradição por ser exemplo para as futuras gerações. “São estes bombeiros voluntários que mantém viva as tradições dos bombeiros.”

Já o vereador Richard Harrison destacou a relevância e o simbolismo das condecorações. "Em um mundo onde cada vez mais as pessoas se sentem inseguras, com medo da violência, estes são os nossos verdadeiros heróis. Agentes públicos que saem de suas casas todos os dias para garantir a segurança da nossa sociedade merecem, mais do que ninguém, este reconhecimento. Não se trata de um ato político, mas sim uma homenagem pela dedicação de cada um desses profissionais."

O bombeiro voluntário Márcio Baumrucker falou em nome dos demais agraciados. Ele destacou a gratidão pelo reconhecimento do trabalho e dedicação dos profissionais das áreas da segurança. Por fim, fez uma ressalva aos integrantes da Equipe Tradição, instituída por meio de instrução normativa do CBVJ na década  de 2000 e conhecimento. Atualmente, a Equipe Tradição é integrada por 13 bombeiros voluntários que juntos somam 541 anos de voluntariado no CBVJ.

A solenidade da entrega da comenda foi prestigiada também pelo vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Ednelson José Meyer; o subcomandante operacional Luciano Favarin e demais integrantes da Corporação.

Quem foi Jackson dos Santos – O policial militar morreu em serviço no dia 4 de outubro de 2009 enquanto se deslocava para atender uma ocorrência no Presídio Regional de Joinville. Ele integrava o Grupo de Respostas Táticas (GRT) que se envolveu em um acidente de trânsito — outros três PMs ficaram feridos. Jackson dos Santos tinha 41 anos, deixou mulher e cinco filhos.

Quem são │Os agraciados

    Equipe Tradição                           Bombeiros Voluntários de Joinville

Márcio Rene Baumrucker, chefe de equipe. Ingressou na corporação em setembro de 1985, somando 34 anos de atuação voluntária.
Romeu Ernesto Dressel, ingresso na corporação em janeiro de 1958, somando 61 anos de atuação voluntária.
Osvaldo Curt Baumrucker, ingressou na corporação em março de 1963, somando 56 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Levino Zietz, ingressou na corporação em setembro de 1965, somando 54 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Edgard Seiler, ingressou na corporação em junho de1967, somando 52 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Rolf Benno Muller, ingressou na corporação em junho de 1968, somando 51 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Elias Guesser, ingressou na corporação em março de 1978, somando 41 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Flávio Nunes, ingressou na corporação em novembro de 1982, somando 37 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Bento Ademir Maliseski, ingressou na corporação em novembro de 1983, somando 36 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Salésio Coan Sombrio, ingressou na corporação em junho de 1984, somando 35 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Valmor Maliceski, atual comandante de honra do CBVJ, ingressou na corporação em fevereiro de 1987, somando 32 anos como bombeiro voluntário.
Ayres Christian Olsen, ingressou na corporação em outubro de 1992, somando 27 anos de atuação como bombeiro voluntário.
Ingo Karnopp, ingressou na corporação em maio de 1972 e prestou serviços até novembro de 1997; retornou em maio deste ano, somando 25 anos como bombeiro voluntário.

 

Alisson Roberto Zancheta                     Polícia Civil

Duilian Clemes                                        Polícia Militar

Paulo Menezes de Mendonça Neto       Guarda Municipal

Eduardo Schmitz                                    Agente de Trânsito

Moacir Miranda Furlan                           Polícia Rodoviária Federal

Tiago Graf                                                Instituto Geral de Perícias

Antônio Edival Pereira                           Bombeiro Militar

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore