02/10/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários participaram de simulado no Norte de SC

Os bombeiros voluntários de Corupá, Jaraguá do Sul, Itaiópolis, Schroeder, Guaramirim, Massaranduba e Indaial participaram de treinamento, que incluiu palestras e simulado de resgate e salvamento em estruturas colapsadas em túneis, no limite entre os municípios de São Bento do Sul e Corupá, região Norte de Santa Catarina, com 28 horas de duração — das 8h do dia 24 de setembro até às 12h do dia 25 de setembro passado.

A operação foi organizada pela Defesa Civil de Corupá, em parceria com a Metalúrgica SteelMast de São Bento do Sul e contou com a participação também da 2ª Cia do Batalhão de Aviação da PM de Joinville; dos bombeiros militares de São Bento do Sul e Itajaí; do Grupo de Resgate de Alto Risco (Gerar) e do helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. O treinamento também teve apoio da Prefeitura de Corupá, além da Defesa Civil da região da AMVALI e Amunesc - associação a qual pertence São Bento do Sul. 

A recepção e estrutura do plano de trabalho foi montado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá. Segundo o comandante Lauro Reck, para a corporação o treinamento significou “um divisor de águas” uma vez que teve como proposta treinar resgates em obras civis e situações novas na região, que são os túneis, além do trabalho integrado com as demais forças da Defesa Civil. “Estas estruturas podem causar acidentes, provocar desmoronamentos. A nossa avaliação é de que estamos preparados para atuar em situação assim e prestar socorro.”

O subcomandante dos bombeiros voluntários de Indaial — corporação que participou com Unidade Arcanjo e deslocou conjunto de equipamentos —, Edson Berri, disse que o simulado foi mais uma oportunidade para testar as equipes e conhecer outros cenários, em especial a integração de forças uma vez que atuamos com equipes de outras unidades de bombeiros voluntários e de bombeiros militares. “Dividimos a responsabilidade, o comando e compartilhamos as tomadas de decisões. Isso traz benefício que não se consegue mensurar,” observou.

Para o comandante dos bombeiros voluntários de Guaramirim, Maicon Rodrigo Ewald, o treinamento foi uma experiência importantíssima para avaliar as condições de atendimento a esse tipo de ocorrência. ”Pudemos verificar a estrutura que temos no âmbito regional, percebendo pontos positivos e pontos a serem trabalhados,” disse. Ewald também destacou a oportunidade integração e troca de conhecimentos com as equipes de bombeiros voluntários, Defesa Civil, bombeiros militares, além do conhecimento repassado durante as palestras.

Fotos: Rafael Tanner/BV de Indaial
           Fernando Gaulke/BV de Massaranduba



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore