23/09/2019 | Assessoria de Imprensa

Bombeiros voluntários atuam contra incêndios em vegetação

Incêndio em área de reflorestamento combatido pelos bombeiros voluntários de Caçador

O baixo volume de chuva registrado na região Oeste do Estado, desde maio deste ano, fez aumentar os incêndios em vegetação. Para atender o aumento do número de ocorrências os bombeiros voluntários precisaram mobilizar várias equipes para atuar com sobreaviso e fazer alertas específicos de prevenção.

De acordo com o boletim hidrológico emitido pela Epagri/Ciram nesta segunda (23.setembro), data que marca o início da primavera, há nove estações com indicativo de emergência quanto ao abastecimento de água devido a baixa precipitação, entre elas a de Concórdia. 

Para os bombeiros voluntários de Concórdia o número de atendimentos a chamados de incêndio em vegetação mais que dobrou durante o mês de agosto. Segundo o comandante Juliano Camilo, esse tipo de ocorrência é decorrente do impacto direto do inverno seco, condição adversa da observada no ano anterior. “As áreas onde mais ocorrem incêndios, na nossa jurisdição, são os campo de vegetação rasteira e reflorestamentos,” disse.  

Os bombeiros voluntários de Caçador, no Meio-oeste do Estado, registram aumento de 78% nos casos de fogo em vegetação nos oito primeiros meses do ano. De janeiro a agosto do ano passado a corporação foi acionada para conter 25 incêndios dessa natureza; no mesmo período deste ano foram 76 casos. “Chegamos a ter várias equipes por dia empenhadas nessas ocorrências,” disse o coordenador do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Jakson Mandelli. “Essas ocorrências impactam nos trabalhos operacionais do dia a dia,” observou.

O Instituto Ambiental de Santa Catarina (IMA) alerta que as queimadas sem licença do órgão ambiental são consideradas incêndios criminosos e podem ser punidas de acordo com as disposições da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998). 

Prevenção │Como evitar queimadas

Ao trafegar pelas estradas e rodovias, jamais lance pontas de cigarro pela janela do veículo pois, com a baixa umidade do período a vegetação seca se incendeia com mais facilidade;
Seja cuidadoso ao realizar acampamentos, ao acender fogueiras, velas e lampiões:
Evite queimar resíduos em terrenos baldios, margens de estradas e rodovias;
Quando for realizar alguma queima controlada procure antecipadamente órgão ambiental do seu município.
 


ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore