04/09/2019 | Assessoria de Imprensa

Indaial se torna mais um ponto de referência em treinamentos para resgate técnico vertical


Oficina de resgate técnico vertical realizada durante o Task Rescue Camp

Os bombeiros voluntários de Indaial foram credenciados para receber e promover cursos de capacitação em parceria com a Task, empresa que desenvolve e fabrica equipamentos de resgate vertical. Os primeiros cursos a serem ofertados serão os do sistema College, N1 e resgate técnico vertical avançado. A parceria foi oficializada sábado (31.agosto) durante o Task Rescue Camp, evento inédito no Brasil e realizado na corporação do Médio Vale do Itajaí.

Para ofertar os cursos com a chancela da Task a corporação construiu uma arena de treinamentos e recebeu equipamentos de última geração da empresa parceira. De acordo com o comando, a cooperação com a empresa, que é referência na América Latina em engenharia e capacitação no seu segmento de atuação, vai propiciar também aproximação com a Escola de Bombeiros do Texas e a Fire School, ambas representadas no Brasil pela Task.

O conjunto de ações pretende transformar os bombeiros voluntários de Indaial em um centro de referência em certificação na área, bem como garantir sustentabilidade financeira ao seu núcleo de ensino e instrução. A corporação pretende aproveitar o know how para atender a demanda por qualificação do mercado em geral, além de outras instituições que atuam com resgate e salvamento. “O objetivo principal é melhorar a qualidade técnica dos bombeiros voluntários de Indaial e de Santa Catarina”, observou o comandante Evandro Vinotti.

Em campo

O Task Rescue Camp, evento que  teve como tema inspirar pessoas a trabalhar com segurança e salvar vidas, marcou o início da parceria da Task com os bombeiros voluntários de Indaial — e que a partir de agora será realizado anualmente na unidade —, reuniu 480 participantes, entre eles bombeiros voluntários das corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), bombeiros militares, bombeiros profissionais civis, técnicos e engenheiros de segurança no trabalho, profissionais liberais da área de atividade em altura com o propósito de apresentar as novas tecnologias e tendências para a área de resgate urbano e industrial.

Foram realizadas diversas oficinas onde os equipamentos e técnicas eram demonstrados e aplicados por alguns participantes. O bombeiro voluntário de Concórdia, Paulo Sérgio Leão, observou que o evento foi de extrema importância para a qualificação técnica dos bombeiros e demonstra, também, o crescimento das filiadas a ABVESC. “A parceria da corporação de Indaial com a Task beneficia todos os bombeiros voluntários”, disse. “Aprendemos técnicas novas, conhecemos equipamentos magníficos que serão utilizados no atendimento às ocorrências.”

O líder de equipe da corporação de Indaial, Rafael Tanner, por sua vez, observou que a participação em evento focado em sistemas, uso de cordas e equipamentos de resgate em altura é de suma importância para os bombeiros operacionais. “Precisamos atualizar técnicas e acompanhar a inovação dos equipamentos para que possamos dar resposta cada vez mais rápida a quem precisa”, disse.

Com reportagem de Rafael Tanner
Fotografia: Jéssica Lays



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore