27/08/2019 | Assessoria de Imprensa

Corporações ampliam emprego de cães de resgate


Bombeiros voluntários de Navegantes receberam Lobo (no colo do comandante), que será a nova mascote da corporação

Os bombeiros voluntários de Presidente Getúlio e Navegantes, no Vale do Itajaí, adotaram novos animais para os serviços de buscas com cães, neste mês de agosto. As unidades K9 (do inglês canine) são empregadas nos chamados para auxílo em busca e salvamento em matas, estruturas colapsadas entre outras, dando maior agilidade e também segurança para as equipes.

Presidente Getúlio recebeu os cães Benny e Conan, adestrados pelos bombeiros Jeison Richard Lach e Marcelo Lamim. Os animais ficam sob a tutela dos dois bombeiros responsáveis pelo treinamento. Após o período adestramento, o binômio passará pela certificação e estará apto para atuar em situações reais. A corporação do Alto Vale do Itajaí pretende, também, empregar os cães em Terapia Assistida por Animais (TAA). O projeto está em fase de estruturação e, quando em atividade, será colocado em favor de tratamento de pessoas com limitações físicas e idosos.

Já a corporação de Navegantes, na Foz do Rio Itajaí-açu, recebeu do professor de karatê, Carlos Amaro, a doação de um filhote da raça pastor-belga Malinois — a preferida pelos bombeiros e policiais por conta da inteligência e rápida resposta ao comando de voz durante as tarefas de buscas e salvamentos. O cão Lobo, de dois meses de idade, já está em fase de treinamentos. 

 

Com reportagens de Alex Lima e Robert Sousa
Fotos de Presidente Getúlio: Daniel Maurício Packer
Fotos de Navegantes: Robert Souza

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore