09/07/2019 | Assessoria de Imprensa

JOINVILLE: Capacitação em busca e salvamento aquático envolve bombeiros de filiadas da ABVESC

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) promove capacitação em salvamento aquático, para bombeiros e mergulhadores, no período de 1 a 7 e de 15 a 21 deste mês. Na primeira turma participaram, além de Joinville, bombeiros voluntários de Schroeder, Corupá e Massaranduba; na segunda turma há inscritos das corporações de Ascurra, Jaraguá do Sul, Balneário Barra do Sul, Corupá, Presidente Getúlio e São Sebastião do Caí, unidade que integra a Associação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul (Voluntersul). O grupo é composto, ainda, por um integrante da 2ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar em Joinville e mergulhadores da escola Sub Work.

 

Segundo o líder do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do CBVJ, Luiz Gustavo Prim, a proposta desta capacitação é repassar conhecimento, de forma generalizada, e dar condições para que os bombeiros possam auxiliar nas diversas áreas do salvamento aquático — especialmente alagamentos e enxurradas — seguindo o mesmo padrão de atuação. Prim ressalta que a participação de bombeiros de outras unidades, além de profissionais da PM e escola de mergulho, proporciona troca de experiência e amplia a qualificação. “Cada cidade tem problemas diferentes relacionados a água e buscam soluções específicas. Poder compartilhar os procedimentos enriquece o treinamento”, justifica.

Aprimorar o salvamento aquático e também trocar informações sobre modo de trabalho foi o que atraiu para Joinville o bombeiro voluntário e chefe operacional na corporação de Schroeder, José Félix Batista Neto. “Além de replicar na nossa corporação as instruções do salvamento aquático, vou levar também novas formas de atuar no atendimento a ocorrências”, disse. Batista Neto conta que já é frequente a cooperação entre os voluntários de Schroeder e Jaraguá do Sul, por exemplo, nos eventos de salvamento aquático e, acredita, que o entrosamento entre as equipes será ainda melhor uma vez que os bombeiros da Unidade Jaraguá do Sul estarão na segunda turma da capacitação.

“Ótimo” foi conceito dado pelo bombeiro voluntário Gustavo Ribeiro, da corporação de Massaranduba, à oportunidade de integração com a unidade de Joinville e a capacitação em salvamento aquático. “É uma oportunidade excelente porque aprendemos a trabalhar em conjunto. A partir de agora, se atuarmos em uma mesma ocorrência, já vamos conhecer os procedimentos”, disse. A primeira turma encerrou a capacitação com aulas práticas de mergulho e salvamento na região do rio Cubatão sábado e domingo (6 e 7.julho).

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore