25/04/2019 | Assessoria de Imprensa

Concórdia: Argentinos dão instrução em comportamento extremo do fogo

Setenta bombeiros voluntários, civis e militares, além de brigadistas de empresas, participaram do curso Incêndios Estruturais - comportamento extremo do fogo, de 25 a 31 de março, promovido pelo Centro de Ensino dos bombeiros voluntários de Concórdia. Com carga horária de 60 horas, entre os níveis 1 (técnico/operacional) e 2 (técnico/operacional e comando/estratégia) o treinamento teve como instrutores especialistas da Argentina.

 

Segundo o coordenador do curso, Igor Schwingel, há necessidade constante de capacitar bombeiros para melhorar o tempo de resposta diante da complexidade dos incêndios estruturais e seus fenômenos. A revisão constante das técnicas de combate a estes fenômenos reduzem os índices de lesões dos bombeiros envolvidos nas ações de emergência e aprimora as operações de combate.

 

 

Schwingel observou que cursos sobre comportamento extremo do fogo desenvolvem técnicas que vem sendo aplicadas em diferentes centros de formações e a internacionalização, por conta da participação de instrutores argentinos, proporcionou uma aplicação do método em realidades e situações diferentes. A capacitação ficou a cargo de Fernando E. Pérez, subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Lujan; Maximiliano Cellotto, bombeiro voluntário de Lujan; e Juan Diego Imbarrato, suboficial maior dos Bombeiros Voluntários de San Francisco Solano.

 

Para cada nível de capacitação foram disponibilizadas vagas, divididas entre entidades que representam os bombeiros, como os voluntários de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (ABVESC e Voluntersul, respectivamente); corpo de bombeiros militares do Brasil, como os da Polícia Militar de São Paulo – Escola Superior de Bombeiros, do Rio de Janeiro, Piauí e Ceará; além de bombeiros civis e brigadistas de incêndio.



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore