21/03/2019 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Encontro de trauma fomenta a padronização de procedimentos

Integração de equipes e reafirmação do evento como uma plataforma eficiente para treinamentos, na atualidade, são os principais resultados obtidos com 2º Encontro Catarinense de Trauma realizado de 15 a 17 deste mês em Concórdia. A realização do encontro teve apoio das associações dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e da Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). Também serviu como seletiva para o Desafio Nacional de Trauma, que neste ano deverá ser realizado em Brasília (data ainda a ser definida).

O evento catarinense, realizado pela corporação de bombeiros voluntários do Oeste do Estado, teve a participação de 28 equipes de atendimento pré-hospitalar de bombeiros voluntários e militares. Os socorristas testaram seu conhecimento em provas nas modalidades standard e complexa montadas em 60 cenários que simularam vítimas poli traumatizadas - esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito entre outros).

“Os resultados demostram aumento de 18% no desempenho das equipes, comparando com o resultado do ano passado, demonstrando a importância desta plataforma de ensino”, disse o coordenador do evento, Igor Schwingel, sobre a capacidade técnica dos competidos com base nos critérios de avaliação. Os avaliados foram Karina Homobono, médica e coronel do Corpo de Bombeiro Militar do Amapá (CBMAP); Anderson Roberto Santos, enfermeiro da BR Vida; e Diego Blanco, médico do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) — referência em resgate médico, aeromédico e atendimento a desastres vinculado a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Entre os resultados positivos, Schwingel observou que a segunda edição do encontro estadual de trauma possibilitou maior relacionamento com a comunidade, ampliou o número de equipes participantes e vínculo entre entidades intra e interinstitucionais, considerando a participação como convidadas de equipes dos Bombeiros Voluntários Rio Grande do Sul (Voluntersul) e do país vizinho Paraguai. A troca de experiências e o feedback com os avaliadores também proporcionou o nivelamento entre as equipes e  discussão sobre procedimentos e técnicas para abordagem especialmente ao paciente poli traumatizado. A qualidade da organização e da competição técnica, segundo ele, fez com que a ABRES cogite, inclusive, realizar a seletiva nacional em Concórdia.

A organização do encontro no Estado já começou o planejamento da terceira edição do evento. Entre as propostas, segundo Schwingel, está a inserção de mais equipes nas provas e nível de exigência. “O conceito de desafio foi reconhecido pela Organização Mundial de Resgate com a finalidade de normatizar o enfoque das operações de resgate”, justificou.

RESULTADO - Classificação até o quinto lugar
(por pontos)

Geral                                                  Modalidade Standart               Modalidade Complexa
5º Caçador 4                  406              
5º Ascurra B              201           5º Ascurra B             218
4º Ascurra A                   416              4ºJaraguá do Sul A   203           4º Jaraguá do Sul A 222
3º Ascurra B                   419              3º Pinhalzinho D       205           3º  Caçador 3            224
2º Jaraguá do Sul A       425              2º Seara A                 207           2º Ascurra A             229
1º Concórdia A               470              1º Concórdia A          236           1º Concórdia A         234

 

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore