13/03/2019 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Plantões somente com bombeiras voluntárias marcam o 8 de março

Os bombeiros voluntários de São João do Itaperiú e Guaramirim, ambos do Vale do Itapocu, montara escalas operacionais predominantemente femininas, no último fim de semana, para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Nos intervalos entre as ocorrências as bombeiras participaram de palestras e treinamentos com o intuito de reforçar a participação no dia a dia da corporação.

Em São João do Itaperiú o plantão de mulheres em março ocorre desde 2013, mesmo ano da fundação da corporação. Neste ano, 10 bombeiras voluntárias cumpriram escala de 24 horas de serviço em dois turnos, que iniciou às 7h de sábado (9). Segundo o comandante Rodrigo Francisco Caetano, a ação faz parte do calendário de eventos dos Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú como forma de mostrar para a população a importância do trabalho delas.




Durante a escala de 24 horas em São João do Itaperiú, as bombeiras voluntárias atenderam ocorrências e assistiram palestra

“Mulheres que fazem a diferença em casa e na vida de milhares de outras pessoas”, observou, “também estão habilitadas para atender os variados pedidos de auxílio da comunidade.” No plantão diferenciado de sábado, desde a condutora do veículo de emergência até a chefe de equipe, todos os serviços foram prestados sem a intervenção de outros bombeiros.

Primeira vez

Já na corporação de Guaramirim, que promoveu a experiência pela primeira vez este ano, 18 bombeira iniciaram a escala operacional às 7 horas de domingo e seguiram até às 19h. O dia foi de muito trabalho. Além do atendimento a emergências médicas e soltura de serpente na mata, as guarnições participaram de treinamentos em resgate veicular, em altura, combate a incêndio e trocaram experiências.

“Somos muito gratas à corporação pelo respeito e carinho a todas e permitir que este dia acontecesse”, disse a bombeira Nilvania Sobieranski, única condutora de veículo de emergência da corporação. Para ela, o dia “só para as mulheres” foi ainda mais especial. Mãe de dois filhos, fez pausas nas atividades para amamentar Vinícius, de apenas 7 meses.
 


Bombeiras voluntárias de Guaramirim atenderam ocorrências e fizeram treinamentos no plantão diferenciado de domingo

O comandante Maicon Ewald reforça a confiança da corporação no trabalho das bombeiras que passam pelo curso de formação e treinamentos em todas as áreas de atuação. “Elas estão preparadas para combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e resgate veicular, além de outras emergências que possam ocorrer”, reforçou. “A presença delas é expressiva no nosso quadro de voluntários”.



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore