28/01/2019 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Bombeiros voluntários permanecem em Brumadinho

Os operadores de drones da equipe dos bombeiros voluntários de Santa Catarina fizeram o credenciamentos, na manhã desta segunda (28), e dos dois aparelhos que fazem parte dos equipamentos disponibilizados para a Missão MG. O grupo aguarda orientação da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais quanto a possibilidade de cooperar em conjunto com as demais forças de segurança no socorro e resgate às vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, ocorrido na última sexta-feira.

Os bombeiros voluntários de Santa Catarina estão em Brumadinho desde a tarde deste domingo. São 28 bombeiros das corporações de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul. O grupo seguiu para a região do desastre sábado às 15h com equipamentos e veículos de emergência. O objetivo é trabalhar em cooperação com a Associação de Bombeiros e Equipes de Resgate Voluntários do Estado de Minas Gerais (Volunterminas), Defesa Civil e demais órgãos de segurança.

A previsão inicial era permanecer por sete dias na região do acidente, mas na manhã desta segunda o comandante da missão e do CBV de Indaial,  Evandro Vinotti, disse que o grupo vai aguardar um posicionamento do comando em Minas Gerais até a próxima quinta-feira (31). Caso os bombeiros voluntários não sejam integrados aos grupos de busca e resgate, retornam para Santa Catarina.

Parte da equipe que foi a Minas Gerais é composta pela Unidade Arcanjo, força-tarefa permanente do CBV de Indaial que atua em desastres, criada em 2002. Esse grupo trabalhou na tragédia do Morro do Baú, em Ilhota (SC), em 2008; no Haiti, após o terremoto que assolou o país em 2010; e nos resgates às vítimas dos deslizamentos de terra em Teresópolis (RJ), em 2011.



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore