15/01/2019 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Bombeiros voluntários orientam sobre cuidados em locais de banho

Os dias de calor como os registrados desde a segunda quinzena de dezembro em todo Estado levam as pessoas a se refrescar em rios, lagos e mar. A maior procura por este tipo de lazer contribui, no entanto, para o aumento de registro de casos de afogamentos. O desconhecimento das condições dos locais de banho e mar, e a não observação das sinalizações (placas de advertência e bandeiras), associado ao uso de bebidas alcoólicas, elevam os riscos.

 


Instrução dos bombeiros voluntários de Indaial no rio Itajaí-açu

A prevenção é principal estratégia para reduzir os acidentes com banhistas. Em Joinville, por exemplo, os bombeiros voluntários apoiam o Projeto Piava – Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce, coordenado pela Defesa Civil municipal. O ciclo de orientações começa em outubro com visitas nas escolas e, nos fins de semana de dezembro a março, equipes com mergulhadores e socorristas fazem visitas nos principais pontos de banho dos rios do município. “A presença de profissionais dos bombeiros dá uma sensação maior de segurança, mas é preciso que as pessoas tenham comportamento responsável”, recomenda o líder da equipe aquaviário, Sidnei Andrade.

 Rios e açudes

Já no Meio-oeste do Estado o que demanda maior atenção dos bombeiros voluntários são os afogamentos provocados, quase sempre, por imprudência: são pessoas que mergulham em locais desconhecidos, ingerem bebida alcoólica em excesso nas áreas de acampamentos ou piquenique, além do descuido com crianças.

As “armadilhas” naturais para banhistas também exigem esforço concentrado dos bombeiros voluntários das corporações de Ibirama, União (Ascurra, Apiúna e Rodeio), Indaial, Ilhota e Navegantes, cidades localizadas ao longo dos 188 quilômetros do rio Itajaí-açu, no Vale do Itajaí. No seu curso há corredeiras, trechos com pedras e inúmeros locais impróprios para banho que as pessoas se arriscam. “São fatores que podem provocar afogamento e lesões graves”, alerta o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti.

Ainda, segundo Vinotti, é comum grupos de crianças e adolescentes, agora em férias escolares, “escapar” do cuidado dos pais e se aventurar nos rios. O risco é tão grande que os bombeiros voluntários de Indaial mantêm ações de prevenção o ano todo com palestras em escolas e associações de moradores, orientações por meio de redes sociais e veículos de comunicação, bem como a colocação de placas com alertas nos principais pontos de banho.


FIQUE ATENTO │Situações de risco

 

  Na praia: não entre no mar em área demarcada por bandeiras vermelhas; 

Rios e lagoas: jamais mergulhe em locais desconhecidos porque obstáculos submersos podem provocar grave lesão ou acidente fatal;

Evite entrar em piscinas, mar, lagoas e rios após as refeições;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água;

Ao observar a aproximação de tempestades, saia imediatamente da água e procure abrigo;

Evite mergulhar em local onde desconheça a profundidade; prefira sempre nadar em águas rasas;

Nunca tente salvar alguém se você não for preparado par fazê-lo; no desespero, ela pode arrastar você e colocar sua vida em risco;

Em caso de acidente, acione os bombeiros pelo fone193 tão logo seja possível. 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore