10/12/2018 | Assessoria de Imprensa

ABVESC: Bombeiros voluntários recebem condecoração

Bombeiros voluntários de Barra Velha e São João do Itaperiú foram homenageados com a “Medalha de Defesa Civil Laurita Pedroso de Oliveira” de terceira classe, nesta quinta (6). A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores, foi alusiva aos sete anos de atividades do órgão de proteção e integrou o calendário comemorativo dos 57 anos de emancipação político-administrativa do município.

A medalha foi entregue para Carlos Roberto Ribeiro Mendes, ex-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha; Thiago Fernandes, Moisés Poleza e Vânio César Mattei, ex-comandantes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha e hoje membros do Conselho de Comandantes da corporação; e a Lenilson Domingos da Silva (in memoriam), subcomandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú.

Para o bombeiro voluntário Moisés Poleza, hoje subcomandante do CBVBV, a medalha coroa os seus 28 anos dedicados aos bombeiros. “É o reconhecimento de uma vida empenhada em salvar as pessoas”, disse.  “Me sinto grato pela homenagem. Representa o resultado de um trabalho contínuo de 22 anos como bombeiro”, declarou Thiago Fernandes, ex-comandante do CBVBV.

A homenagem foi ainda mais especial para Vânio César Mattei, o bombeiro voluntário há 20 anos no CBVBV – comandante nos dez primeiros anos. “É um reconhecimento pela atuação nos bombeiros voluntários, particularmente pelo trabalho nas enchentes de 2009 e 2010, que arrasaram nossa região”, disse. “Sou profundamente grato pela medalha”. Embora afastado do operacional, Mattei participa do Conselho Deliberativo da Associação e do Conselho de Comandantes da corporação.

“Estou feliz por ser agraciado”, disse Carlos Roberto Ribeiro Mendes, ex-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha. Segundo ele, condecorações como esta mostram o quanto ainda as pessoas e entidades podem contribuir com o fortalecimento dos bombeiros voluntários.


Os bombeiros agraciados e os bombeiros Barra Velha, São João do Itaperiú e Joinville que prestigiaram a cerimônia

Segundo Elton Cunha, diretor da Defesa Civil de Barra Velha e presidente do Colegiado de Defesa Civil da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), a medalha Laurita Pedroso de Oliveira é o reconhecimento público a quem ajudou a população em épocas de normalidade e de necessidade. “É justo e é uma honra agraciar nossos parceiros”, disse. Desde a sua instituição, em 2015, a Medalha da Defesa Civil foi entregue a 150 pessoas e entidades.

Emoção

A entrega da comenda ao bombeiro voluntário Lenilson Domingos da Silva, subcomandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú (CBVSJI), que faleceu em junho deste ano, aos 37 anos de idade, ocorreu em clima de muita emoção. A medalha e certificado foram recebidos pelos pais, Domingos e Florzinha Moraes da Silva. “É muita dor”, conseguiu expressar o pai. “Ele morava conosco”, conseguiu expressar a mãe.

A irmã mais nova, Fátima Aparecida da Silva, não conteve as lágrimas ao descrever a gratidão pela homenagem aos 16 anos de voluntariado de Lenilson Domingos nos bombeiros de Barra Velha e São João do Itaperiú. “Temos muito orgulho do trabalho e do guerreiro que ele sempre foi”.

A cerimônia teve a presença de autoridades municipais e estaduais e bombeiros de três corporações. A condecoração foi entregue aos homenageados pela primeira-dama, Soneiva Cruz, e pela rainha da 22ª Festa Nacional do Pirão, Aline Schlingmann.


Os familiares do ex-subcomandante de São João do Itaperiú, Lenilson Domingos da Silva, ao lado de bombeiros da corporação que prestigiaram a cerimônia


Sobre a medalha


A medalha da Defesa Civil de Barra Velha presta homenagem a Laurita Pedroso de Oliveira, fundadora da Associação de Amparo a Portadores e Ex-portadores de Câncer (AAPEC).  Nesta edição foi entregue a 38 pessoas e entidades que atuaram na valorização da Defesa Civil local, auxiliando na prevenção e combate de adversidades, na prestação de socorro e na assistência à comunidade.

A medalha de segunda classe é destinada às pessoas que se destacaram nas atividades da Defesa Civil em períodos de estado de emergência ou de calamidade pública. Já a de terceira classe homenageou pessoas que participaram de atividades da Defesa Civil em tempos de normalidade e estado de atenção.
Os bombeiros voluntários foram incluídos nas homenagens a partir de 2013.

 Quem foram │Os agraciados

Carlos Roberto Ribeiro Mendes                   
Ex-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha

Vânio César Mattei   
Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha

Thiago Fernandes     
Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha  

Moisés Poleza
Ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Barra Velha  

Lenilson Domingos da Silva (in memoriam)  

Subcomandante dos  Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú


Vânio César Mattei (a partir da esquerda), Dolores Carolina Tomaselli, Moisés Poleza, Elton Cunha, Soneiva Cruz e Thiago Fernandes

 

 

 

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore