ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

19/11/2018 | Assessoria de Imprensa

CONCÓRDIA: Bombeiros Voluntários conquistam sexto lugar em mundial de trauma

Os bombeiros voluntários Maicol Roberto Oro e Luiz Carlos Benini, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, conquistaram o sexto lugar no Desafio Mundial de Resgate 2018 (World Rescue Challenge), que ocorreu de 22 a 26 de outubro na África do Sul. O subcomandante Igor Schwingel trouxe para a corporação e Estado o certificado que o habilita a atuar como avaliador nas entidades filiadas à Organização Mundial de Resgate (World Rescue Organization – WRO).

A dupla catarinense carimbou o passaporte para o mundial ao conquistar boa colocação em dois eventos classificatórios: o segundo lugar no 1º Desafio Estadual de Trauma - realizado durante o Encontro Estadual de Traumas, em junho, em Concórdia – e a terceiro melhor colocação no 3º Desafio Nacional de Salvamento e Trauma, que ocorreu em julho, em Curitiba, durante o Encontro Nacional de Trauma.

Maicol Roberto Oro (à esq.) e Luiz Carlos Benini exibem a bandeira do Corpo de Bombeiros Voluntários no local do desafio

O Desafio Mundial de Resgate (WRC, sigla em inglês) é considerado a maior competição de resgate e salvamento em ambiente simulado do mundo.  A edição deste ano, realizada na cidade de Cape Town, reuniu 31 equipes. Os bombeiros voluntários de Concórdia competiram na modalidade trauma, categorias manobra complexa e standard. O 2019 World Rescue Challenge será realizado de 12 a 15 de setembro na cidade de La Rochelle, França.

O sexto lugar na classificação geral é resultado de muito treinamento e dedicação da dupla, bem como a experiência adquirida pela corporação durante a participação em mundiais de resgate e trauma desde 2013. Faz parte dos objetivos do Corpo de Voluntários de Concórdia, ao participar de eventos dessa envergadura, desenvolver plataforma de ensino para as equipes de resgate que acompanhem, por exemplo, a evolução tecnológica dos veículos.

Internamente, a corporação definiu outras metas, como ser atores ativos do plano “Década para la Acción en la Seguridad Vial (2011- 2020)” proposto pela ONU para reduzir  50% das mortes em acidentes veiculares neste período. Especificamente na modalidade trauma, os bombeiros voluntários de Concórdia pretendem, entre outros, alcançar os melhores e mais competentes níveis de atenção pré-hospitalar.

Subcomandante Igor Schwingel participou de oficinas e obteve o certificado de avaliador no World Rescue Organization

 

Quem são │Os bombeiros voluntários que foram ao2018 World Rescue Challenge

 Maicol Roberto Oro – Bombeiro voluntário há dois anos, trabalha nos Correios desde 2010. É casado e tem duas filhas (uma de 9 anos e outra a caminho).  Participa de competições de trauma desde 2017 com a bombeira voluntária e colega de trauma Caroline Albiero. “Trabalhar direcionado ao trauma, para mim, é muito importante. Reflete diretamente no atendimento em pacientes reais.”

Luiz Carlos Benini – Está na corporação de Bombeiros Voluntários de Concórdia há oito anos. “É um aprendizado muito importante. O que praticamos, nas competições, reflete no dia a dia, nos atendimentos na rua, e a comunidade é a maior beneficiada. A cada evento trazemos mais conhecimento, também para colegas.”

 

 

A equipe de bombeiros voluntários de Concórdia nas etapas estadual e nacional (abaixo) que garantiram a vaga no mundial

 

 

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore