ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

16/11/2018 | Assessoria de Imprensa

IBIRAMA: Bombeiro na Escola forma 284 alunos

Muita alegria e emoção marcaram a formatura dos 284 alunos do 5⁰ ano de nove escolas municipais, estaduais e particulares que participaram o projeto Bombeiros na Escola deste ano. Familiares, autoridades, empresários, dirigentes escolares e bombeiros voluntários lotaram o Ginásio de Esportes João Moretti para prestigiar o evento.

O Bombeiro da Escola é um projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama com o apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Ceap), Prefeitura e Fundo da Infância e Adolescência (FI A). No final de cada ano é lançada uma cartilha produzida com os trabalhos dos estudantes. Em quatro anos pouco mais de mil alunos participaram os encontros de instrução e palestras com os bombeiros voluntários.

O Bombeiro na Escola foi implantado pelo ex-comandante Marcos da Silva (ele deixou o posto no dia 27 de outubro) com o propósito de prevenir acidentes na escola, em casa e no trânsito; fazer a prevenção e combate a incêndios; repassar noções básicas de primeiros-socorros além de noções de ética e exercício da cidadania.

“Desde que foi implantado, percebemos uma significativa redução nos atendimentos por queimaduras e demais acidentes domésticos. Este é o caminho acertado, atuar na prevenção e formar um exército de multiplicadores de conhecimento”, disse Marcos da Silva. O resultado do projeto é tão expressivo que, segundo o novo comandante, Rudinei Pinsegher, em 2019 será ampliado para escolas de José Boiteux e de Apiúna, duas cidades onde o CBVI também atua.

Como funciona – O Bombeiro na Escola compreende oito encontros com cada turma, num total de 16 aulas, aliando conteúdo prático. Neste ano as atividades ocorreram de março a agosto. No final, as tarefas dos alunos são analisadas pelos bombeiros voluntários e professores. Os melhores trabalhos de cada assunto viram uma cartilha distribuída aos participantes junto com o certificado de participação.

Na cerimônia de formatura o comandante Marcos da Silva ressaltou os resultados positivos das instruções nas escolas


1⁰ Encontro
Serviço de emergência: como realizar o acionamento, passar o endereço da forma correta; coibir trotes e história da corporação Bombeiros Voluntários de Ibirama.
Prevenção a acidentes no trânsito: uso correto do cinto de segurança, travessia na faixa de segurança, uso correto de equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, como se portar dentro de ônibus, placas de sinalização entre outros.

2⁰ Encontro
Avaliação de cena: perigos que podem se deparar ao prestar socorro, orientação a um terceiro a prestar socorro; avaliação das condições de uma vítima sem necessariamente tocá-la (respiração, batimento cardíaco, vias aéreas obstruídas) e manobra de Heimilch (desengasgamento) em adultos, crianças e bebês.

3⁰ Encontro
Prevenção de acidentes na escola em situações de eventos adversos da natureza (vendaval, destelhamento, granizo), em casos de incêndios (evacuação de ambiente em situação de eventos adversos da natureza e incêndios), sistema preventivo contra incêndio, tipos de extintor de incêndios e aplicações e como se portar nas atividades recreativas.

4⁰ Encontro
Parada cardiorrespiratória: como identificar, o que fazer em ocorrência, qual procedimento para reanimação cardiopulmonar em adulto, criança e bebê.
Hemorragia: tipos, o que fazer nas ocorrências, material a ser utilizado e a técnica correta de acordo com a gravidade.

5⁰ Encontro
Prevenção de acidentes domésticos: cuidados com facas, remédios, produtos de limpeza, recipientes que contenham alimentos ou líquidos quentes, tomadas elétricas, escadas; fogões (uso correto do micro-ondas, como proceder em ocorrências de incêndio em panelas com azeite ou banha quente); gás de cozinha (como proceder quando há vazamento, armazenamento correto, local adequado de instalação) entre outros.

6⁰ Encontro
Desmaio e convulsões: procedimento correto ao se deparar com alguém que esteja em convulsão e pós-convulsão, o que fazer com alguém que tenha tido um desmaio, possíveis causas de convulsão e desmaio.

7⁰ Encontro
Prevenção de acidentes nas férias: cuidados ao viajar; não abandonar os animais de estimação; cuidados nas piscinas, rios, lagos, praias, cachoeiras, ribeirões; cuidados nas caminhadas na mata (itens de segurança e o que fazer ao se deparar com um animal silvestre) ente outros.

8⁰ Encontro
Queimaduras e acidentes com animais peçonhentos: tipos de queimaduras, as possíveis causas de queimaduras, o que fazer em casos de queimaduras, reconhecer os animais peçonhentos mais comuns, o que fazer ao se deparar com algum animal peçonhento, qual procedimento adotar para com quem sofreu alguma mordida, picada ou ferroada.

(Fotos: Rafael Beling – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama)



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore