ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

11/11/2018 | Assessoria de Imprensa

GUARAMIRIM: Corporação representa o Estado em curso de resgate urbano no Chile

Os bombeiros voluntários de Guaramirim representaram, pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) e os bombeiros do Brasil no 4⁰ Curso Internacional de Resgate Urbano Nível 1 e 2. A quarta edição ocorreu de 8 a 20 de outubro, no campus central da Academia Nacional de Bombeiros do Chile, em Santiago.

A participação neste curso ocorre por meio de inscrição de proposta de plano estratégico de trabalhos a ser executado com os conhecimentos adquiridos durante as duas semanas de capacitação. O Brasil apresentou 11 propostas e somente três foram aceitas: a do Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim, assinada pelo comandante Maicon Ewald e o bombeiro voluntário Weleton Barbosa, e uma terceira proposição de um bombeiro de Minas Gerais.

Eles fizeram parte de um grupo com 34 alunos de 15 países da América Latina e Caribe. Em 2017 o CBVG também obteve aprovação de projetos, elaborados pelos bombeiros voluntários Lucimar Meurer e Maicon Henrique Wagner. Já em 2016 a ABVESC esteve representada por quatro voluntários da corporação de Jaraguá do Sul. “Agora temos equipe maior, somos quatro bombeiros para fazermos capacitações para os bombeiros de Guaramirim e da região em situações que exigem técnicas especiais de resgate”, observa o comandante Ewald.


Weleton (à esq) e comandante 
Ewald (ao centro) durante instruções

Nas duas semanas no Chile os bombeiros passaram por intenso treinamento de técnicas de resgate e salvamento em situações de desastres como furacões, tufões, terremotos, maremotos, enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. Segundo o comandante Ewald, os bombeiros de Guaramirim têm interesse particular nos procedimentos para atuação em deslizamentos, fenômenos comuns na região.

Foi justamente este o viés do projeto aprovado pelo Programa Kizuna que permitiu a participação da corporação nas últimas duas edições do curso. O plano estratégico de trabalho, uma continuação do que foi proposto pelos bombeiros no ano passado, será agora validado pelas agências promotoras da capacitação. Em meados do próximo ano, os bombeiros voluntários de Guaramirim farão a disseminação do conhecimento para os voluntários da própria corporação e da região.

Para o comandante Ewald, a aceitação do plano estratégico e a consequente participação da corporação é motivo de orgulho e reconhecimento, por parte das agências do Programa Kizuna, da qualidade técnica e comprometimento da corporação. “É uma conquista para a corporação porque a atuação com as técnicas desenvolvidas pelos países mais suscetíveis por grandes catástrofes, como Chile e Japão, ainda são pouco conhecida na região”, disse.  “A nossa qualificação é uma forma de devolver para comunidade o investimento que ela faz nos bombeiros voluntários.”

Cooperação - O curso internacional de resgate urbano é promovido pelo Kizuna - Programa de Capacitação de Recursos Humanos para a América Latina e Caribe para a Redução de Risco de Desastres, desenvolvido pela Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID), a Agência de Cooperação Internacional (JICA) e Academia Nacional do Fogo, do Chile.

De acordo com o programa de cooperação entre os governos chileno e japonês, dois mil profissionais devem ser capacitados em um prazo de cinco anos – a última edição Curso Internacional de Resgate Urbano Nível 1 e 2 será em 2019. O programa custeia o transporte, estadia e alimentação dos bombeiros que participam do curso.

 


Bombeiro voluntário Weleton Barbosa (à esq.) com outros outros participantes

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore