26/07/2018 | Comunicação Social da ABVESC

ABVESC - Socorristas dos Bombeiros Voluntários e SAMU concluem curso de capacitação em Ibirama

No último dia 12 de julho, ocorreu a formatura de 36 socorristas das Corporações de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Presidente Getúlio e Lontras, além de profissionais da área do SAMU, de Witmarsum, Ibirama e Ascurra. A solenidade de conclusão do curso, foi realizada na sede dos Bombeiros Voluntários de Ibirama e contou com a presença de autoridades, bombeiros e familiares.
 
O curso é oferecido pelo IFC – Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, em parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - ABVESC, teve início em fevereiro e duração de 300 horas/aulas, ministradas por mais de 20 instrutores de referência na área.
 
Os participantes puderam se atualizar na área de Atendimento Pré-Hospitalar, a partir de uma grade curricular que obedeceu o preconizado na Portaria do Ministério da Saúde Nº 2048, de 5 de novembro de 2002, e também com protocolos estabelecidos através do PHTLS – (Pré-Hospitalar ao traumatizado) 8ª edição.
 
Para o coordenador local do Curso e Subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Ruinei Pinsegher, a capacitação tem grande importância para ambas as instituições, considerando que contarão com bombeiros socorristas e profissionais do SAMU, preparados com as mais novas atualizações da área Pré-Hospitalar. “O maior número de atendimentos das Corporações de Bombeiros é na área de Atendimento Pré-Hospitalar e sabemos que quanto mais preparados os socorristas estiverem, a comunidade é quem ganha com a maior eficácia na prestação do socorro”, destaca Rudinei.
 
Juntas, as Corporações de Bombeiros Voluntários das cidades de Ibirama, Lontras, Presidente Getúlio e SAMU, atendem aproximadamente 7.000 (sete mil) ocorrências Pré-Hospitalares por ano, sendo elas emergências clínicas, traumas diversos e acidentes de trânsito.
 
Alex de Lima
Heitor R. Filho
Comunicação Social da ABVESC
 
Fotos
Everton Junior Morais – Fotógrafo | Bombeiro Voluntário de Presidente Getúlio
 
 


ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore