Logo
Imprimir
29/10/2017 | Alex de Lima - Comunicação Social da ABVESC


GUARAMIRIM: Bombeiros Voluntários participam de capacitação no Chile


Bombeiros Voluntários da Corporação de Guaramirim, participaram entre os dias 02 à 14 de outubro, de uma capacitação no Chile.

Os Bombeiros Voluntários Lucimar Meurer e Maicon Henrique Wagner, realizaram a capacitação em Resgate Urbano - níveis I e II, que têm como objetivo, capacitar para o atendimento às situações de catástrofes naturais, tais como, terremotos, furacões, deslizamentos de terra e entre outros temas.

Além dos Bombeiros Voluntários do Brasil, participaram integrantes de outros 11 países da América Latina e Caribe -  Argentina (3), Brasil (2), Colômbia (8), El Salvador (1), Honduras (1), Guatemala (2), México (4), Panamá (1), Peru (3), Paraguai (3) e Venezuela (3), totalizando 31 participantes.

O curso é organizado e financiado pelos Governo do Chile e do Japão, que promovem a formação e a capacitação de recursos humanos para atendimentos em situação de desastres e o evento ocorreu na Academia Nacional de Bombeiros do Chile, instituição de referência na área de Bombeiro, com completo espaço para treinamento e tecnologia em simuladores de catástrofes.

Os participantes receberam treinamento teórico e prático com foco nas técnicas de Sistema de Comando de Incidente, busca de vítimas em ambientes colapsados, utilização de ferramentas de corte e rompimento, sistemas de resgate com cordas, técnicas de levantamento e movimentação de cargas pesadas, estabilização de estruturas colapsadas, contensão de deslizamentos de massa, e protocolos de atendimento a vítimas de desastres naturais.

Comandante Maicon Ewald, dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, destaca a importância da participação dos bombeiros no curso. “Para nossa Corporação é um orgulho ter bombeiros representando nossa instituição, o nosso Estado e o Brasil em uma capacitação tão significativa. Porém, muito além do orgulho está a importância dos conhecimentos adquiridos por eles e que serão transmitidos ao grupo, para que cada vez mais possamos realizar um atendimento com segurança, qualidade e agilidade. Agradeço a todos que ajudaram para que tudo isso fosse possível e também aqueles que sempre apoiam e acreditam em nosso potencial e em nosso trabalho”, finaliza o Comandante.

Texto: Alex de Lima – Centro de Comunicação Social da ABVESC

Logo Rodapé
ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-MAIL
SIVSC
© 2017 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore