Ações

A ABVESC desenvolveu ações junto a governos e comunidade para o fortalecimento do modelo. No âmbito municipal os diretores, conselheiros e a secretaria prestaram assessoria e apoio para viabilizar as corporações, dentro da realidade local, de forma que pudessem atender as demandas e qualificar os serviços.

Além das reuniões da diretoria foram realizados encontros do Conselho de Comandantes e
Comitê Técnico (Cotec) com o objetivo de discutir e propor ações de cunho administrativo e operacional, bem  como de melhoramento constante do atendimento prestado à população e alinhamento de normas que preveem a padronização dos procedimentos.

Foi de suma importância, ainda, o apoio na realização do
1º Encontro Catarinense de Trauma, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia no mês de junho.

Na esfera estadual a atuação mais contundente se deu junto ao governo para assegurar o repasse de recursos para a manutenção e aparelhamento das unidades de bombeiros voluntários, aporte que ocorreu por meio do Termo de Fomento – TR 1976, assinado ainda em 2017, e o Termo de Fomento – TR 399, respectivamente. No fim do exercício totalizou o recebimento de R$ 7 milhões, rateado entre as 31 filiadas.

No cenário nacional, a ABVESC atuou na consolidação da modalidade de bombeiro voluntário, que se mostra um modelo viável técnico e financeiramente para o País. Para tanto, deu continuidade às negociações no sentido de avançar na discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 387/2017 na Câmara dos Deputados — inclui o parágrafo 11° ao art. 144 da Constituição Federal para dispor sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio de prefeituras com bombeiros voluntários.

Íntegra da PEC 387/2017

Para assegurar o andamento da proposição, a Frente Parlamentar Mista, entre Senado e Câmara dos Deputados, reuniu em Joinville, a ABVESC e as associações de bombeiros voluntários de Minas Gerais (Volunterminas), do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e da Bahia para discutir ações voltadas ao fortalecimento do modelo.

Ainda no contexto nacional e em apoio a Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil, a ABVESC realizou ações institucionais em alguns Estados que já possuem unidades de bombeiros voluntários ou estão fomentando essa atividade. Com esse suporte, a ABVESC objetiva incentivar a expansão do modelo e contribuir para a redução de municípios que não possuem o serviço.

 



ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
NO ESTADO DE SANTA CATARINA


Rua Jaguaruna, Nº 13 | Bairro Centro | Joinville | CEP 89201-450 | Santa Catarina
“Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”
www.abvesc.com.br
ACESSO RESTRITO AS CORPORAÇÕES
E-mail
SIVSC
© 2018 ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore